terça-feira, 26 de agosto de 2008

O lado agridoce de amamentar. Um desabafo da mamãe.


Sempre critiquei duramente minha mãe, pelo fato de ter me amamentado apenas 2 meses, e ao "pobre" do meu irmão menos de 10 dias. Hoje a compreendo perfeitamente, e algo me diz que, daqui para frente, compreenderei cada vez mais suas atitudes.

Sempre ouvi todas aquelas coisas lúdicas a respeito da amamentação, e sempre me pareceu tão simples, era só por a "muxiba" na boca do bacuri e tudo certo.

Minha única preocupação era ter ou não o leite, já que a gestação do Heitor foi regada a muuuuuuuuitos estress. Coitadinho, eu sabia que na hora do parto ele iria resistir, e iria querer continuar la dentro. Dito e feito, estava agarradinho com as pequeninas mãozinhas no cordão.

Mas nem tudo é cor de rosa na hora de amamentar. E entendo perfeitamente pq nem todas as mães amamentam. Não as critico mais.

Quando saímos do hospital, meu príncipe e eu, ainda em processo de adaptação, tivemos muuuuuuuuuuitas dificuldades para nos entender com o mamazinho. Ufa!!! cheguei a pensar em dar complemento ao meu pequeno, mas perseverei.

É de cortar o coração, ver o filhotinho com fome, e sem saber o que fazer, para acabar com aquela sensação esquisita, que ele não passava quando morava lá na pançona. Foi mesmo difícil.

Fomos orientados a por o pobrezinho nu, no quarto com o ar ligado. Sofríamos nos 2, eu duplamente, odeio ar refrigerado, e ver o bacuri todo roxinho, e de morrer mesmo. Tudo isso para tentar acorda-lo, já que o dormir, é o que ele mais gosta de fazer.

Nesse meio tempo de suplício, ainda tínhamos que driblar a dor e a super sensibilidade dos "pequenos" seios, desconsiderar o velho ditado "deixa o menino dormir, pq o sono alimenta". Meu Deus quantas vezes tive que ouvir isso!

SOBREVIVEMOS!!! hoje, quase 20 dias depois, estamos melhor nessa prática. Eu já suporto mais, e ele parece estar mais saciado. Também ele é quem determina quando e quanto quer mamar.Foi mesmo difícil, e ainda não é fácil acordar de 2 em 2 hr, as vezes da vontade de chorar de sono.

Não culpo, nem cobro mais nada de minha mãe, ela deve ter tido os motivos dela, afinal, passar por isso sozinha com outro filho ainda pequeno, e sem fraldas descartáveis. Jesus!!! ela tinha todos os motivos pra mudar a tática.

A todas as mães que não amamentam, por qq que seja o motivo, não se culpem, realmente é muito difícil, dolorido, cansativo, extremamente desgastante, embora seja muito recompensador.

Um comentário:

Mel (a mãe do macho) disse...

Amamentar é algo maravilhoso, principalmente para o bebê. Sem dúvida é um suplício na primeira semana.. Matheus mamou muito sangue em meio ao leite, mas consegui tb perseverar e o amamentei até o 5º mês...pq depois q ele descobriu a papinha de frutas nao quis mais nada comigo...rs
Ele tb só mamava quando queria e preferia dormir...mas mesmo assim o pouco q mamava o alimentava e protegia bastante!

Fique firme!!